Dia de Finados leva centenas de piracicabenses aos cemitérios para visitação.

Um grande número de pessoas visitou os principais cemitérios da cidade em Rio Piracicaba nesta quinta-feira (2), Dia de Finados. Pela manhã, na Igreja do Rosário, uma missa foi celebrada. Logo em seguida, os fiéis seguiram para os cemitérios locais para prestar homenagens. Flores e velas foram deixadas no local do sepultamento.

Flores e velas
De acordo com o padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O gesto de oferecer uma flor a alguém simboliza alegria, carinho e amor. “É como se nesse dia quiséssemos entregar aos mortos que admiramos nosso amor, nosso carinho e lembrar os momentos de alegria que passamos ao lado dessa pessoa. A flor é o lado humano da expressão da saudade”, diz Haas.

O lado da fé, segundo o padre, é representado pela figura da vela. “O fato de acender uma vela simboliza nossa fé de que a pessoa falecida está na eternidade ao lado de Deus. No batismo, a vela é um dos símbolos para representar que a fé vai iluminar a vida e é sempre um símbolo de fé e esperança”, afirma.

“A maneira como tratamos os mortos revela a maneira como cuidamos dos vivos, porque expressa o valor que damos à vida”, diz.

http://igrejasaojose.org.br