Poeira e umidade podem queimar seu equipamento. Previna-se!

Em períodos chuvosos a umidade relativa do ar fica extremamente elevada, colocando os eletrônicos em risco, principalmente computadores e notebooks. Estes equipamentos são compostos por placas repletas de circuitos, barramentos, soldas, etc . Dependendo da qualidade do material utilizado para fazer uma placa mãe, alguns destes itens podem ser mais ou menos suscetível à corrosão (ferrugem).

A corrosão de um componente pode causar um pequeno curto na placa ou até mesmo dificultar a transferência de energia. De uma forma ou de outra você terá mal funcionamento da placa mãe ou até mesmo a queima prematura.

O maior problema é o combo – poeira/umidade. A poeira naturalmente assenta no interior dos PC´s com o passar do tempo, criando uma camada de sujeira. Essa camada fica úmida mais rapidamente em períodos chuvosos, oxidam os componentes mais sensíveis iniciando a falência dos circuitos.

Para se ter uma ideia do acúmulo de poeira no interior dos equipamentos, basta verificar a ventoinha (cooler) uma hélice colocada sobre o dissipador, responsável por resfriar o processador. Neste componente a poeira inevitavelmente se acumula, entra nas esferas do cooler gerando atrito,  desacelerando e diminuindo o número de rotações. Como consequência o processador aquece, a máquina fica mais lenta e o risco de queimar o componente é real. A maioria das placas têm uma proteção de fábrica para este tipo de situação, que é o desligamento automático do computador.

Muitos usuários, sem saber, continuam utilizando seu equipamento mesmo nestas condições. A máquina desliga e é religada, até que torne a desligar novamente. A repetição de desligamentos incorretos pode causar danos severos no disco rígido (HD), fazendo com que a agulha de leitura sofra um arranque a cada vez que é ligado, sem falar nos possíveis danos a softwares, já que não tiveram tempo de gravar no disco rígido, informações importantes mantidas na memória RAM.

A melhor forma de se proteger destes problemas é a manutenção preventiva do equipamento.  Abrir o gabinete, remover as placas de expansão, o cooler, processador. Soprar toda a poeira dos componentes e do interior do gabinete e remontá-lo.

É interessante deixar dentro do equipamento, no caso dos PC´s, um sachê de sílica gel. Um produto antimofo e antiumidade. Caso seja possível é recomendável não deixar o PC no chão, principalmente se estiver perto da porta. Deixe-o em local elevado e faça a limpeza interna sempre que achar necessário.