PM de Rio Piracicaba realiza mais uma formatura PROERD.

A edição 2017 do programa PROERD em Rio Piracicaba formou 198 jovens.  Agora, mais conscientes e com a certeza de que as drogas produzem estragos  irreversíveis para quem usa e para a sociedade.


Alunos do 5º ano das escolas da rede pública municipal e estadual, participaram da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD 2017, nesta quarta-feira, dia 06.  Familiares, amigos e profissionais da educação compareceram ao evento.

A cerimônia aconteceu no Salão de Festas do Forró dos Aposentados e contou com a presença do Tenente Júlio César Fonseca, Comandante do 6º Pelotão da PM de Rio Piracicaba, do vice-prefeito de Rio Piracicaba Sr. Sebastião Torres Bueno (Tatá do Caxambu), da Inspetora Escolar Pautília Pantuza Antunes, da Diretora do Presídio Feminino de Rio Piracicaba Sra. Mariuce dos Anjos Gonzaga e das Secretárias Municipais Ágda Vieira (Educação) e Kátia Reyjane (Assistência Social).

O PROERD é um programa educacional desenvolvido pela Polícia Militar com o apoio da comunidade local, poder público, escolas e família. Através do projeto, um policial devidamente treinado, ministra aulas que têm como objetivo instruir os menores quanto aos perigos das drogas lícitas e ilícitas, informando as consequências do consumo para o usuário e para a comunidade.

 

Professores certificados

Professores envolvidos no projeto PROERD 2017.

Durante a solenidade professores apoiadores do projeto receberam do Cb. Renato Cristiano dos Santos, Instrutor PROERD, o certificado de participação no programa. Os professores certificados foram, Flávia Cristina C. Ferreira, Flaviane da Penha R. Santos, Lucimar Aparecida Q. C. Tomé, Gislaine Fernanda S. Lima, Margarida Pessoa M. Caldeira, Elizara Aparecida Mendes, Edna das Graças M. Silva, Márcia Pereira Santos, Maria José C. da Costa e Norma Zilene Guilherme.

 

Alunos premiados redação e destaque

As alunas Yasmim, Ludimila e Maria Fernanda, apresentaram as melhores redações.

Uma das propostas do PROERD é desenvolver uma redação, ao término do programa, tendo como tema tudo que lhes foi mostrado durante as aulas e a forma como isto impactou suas vidas. As 3 melhores redações são escolhidas e seus autores recebem prêmios. Os alunos que tiveram suas redações selecionadas foram Yasmim Leite Vieira, Ludimila Laila de Carvalho Nunes e Maria Fernanda de Oliveira Morais. Estes alunos ganharam uma bicicleta cada.

Além da premiação por melhor redação, foram premiados os alunos destaque PROERD 2017, Caique de Souza Chaves que recebeu como prêmio uma máquina fotográfica digital, e os alunos Eduardo de Paula Silva e Amanda Cota Sales, que também se destacaram e receberam uma cesta especial cada.

 

Instrutor PROERD

O programa PROERD em Rio Piracicaba conta com o total envolvimento e atuação do Cb. Renato Cristiano dos Santos, que desde o ano de 2014, atua como instrutor do programa na cidade. Nesta edição do PROERD 2017 passaram por ele 198 alunos de 7 escolas estaduais e municipais de Rio Piracicaba. Seu carisma e a forma didática de lidar com estes jovens faz do projeto em Rio Piracicaba ser único.

Segundo Cb. Cristiano a inserção prematura de crianças e adolescentes no uso de drogas ainda é uma triste realidade, por isso, a importância do PROERD. Trabalhar de forma preventiva estas crianças que hoje estão na faixa dos 9 a 12 anos é essencial.  “Sabemos que o uso de drogas causa danos físicos, psicológicos e sociais. Isto é compartilhado durantes as aulas, prevenção através da conscientização. Isto é o que fazemos no PROERD”, disse Cristiano.


Veja todas as imagens na Galeria de Fotos do site Riopira.