Facebook anuncia medidas para combate ao “fake news”no Brasil.

O facebook divulgou em seu blog oficial, nesta quinta-feira (4),  as primeiras ações a serem tomadas pela empresa para tentar combater a propagação de notícias falsas – “fake news” – em sua rede.

Dois projetos nacionais que têm esta mesma finalidade, deverão receber o apoio do facebook.  O primeiro será uma espécie de curso on line, batizado de “Vaza, Falsiane!”,  Um curso online gratuito contra notícias falsas voltado ao público em geral, especialmente adolescentes, jovens adultos e educadores, a ser desenvolvido pelos professores Ivan Paganotti (MidiAto ECA-USP), Leonardo Sakamoto (PUC-SP) e Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero).

O segundo projeto diz respeito ao desenvolvimento de um bot no Messenger que orientará as pessoas sobre como trafegar no universo de informações na internet, para que elas próprias possam checar informações. A ideia do bot Fátima – que vem de “FactMa”, abreviação de “FactMachine” – é da plataforma de checagem de mensagens.

Os projetos Vaza, Falsiane! e Fátima são resultado de uma mesa redonda que o Facebook promoveu no início de setembro em São Paulo. Na ocasião, acadêmicos, especialistas e representantes de agências de checagem de fatos e de associações de jornalismo se reuniram para discutir as raízes do problema da desinformação no Brasil, e os aspectos a serem considerados na busca de possíveis soluções, sobretudo no campo da educação.

Após o encontro, o Facebook convidou os participantes a propor projetos com o potencial de contribuir para a construção de uma comunidade mais informada. O curso online Vaza, Falsiane! e o bot Fátima foram selecionados entre oito projetos apresentados, e estarão disponíveis ao público até junho.