Alerta de desastres naturais por SMS começa a funcionar nesta segunda-feira.

A partir da próxima segunda-feira (15), todos os celulares ativos no Estado receberão uma mensagem por SMS da Defesa Civil Nacional/Ministério da Integração Nacional.  Trata-se do novo serviço de alertas de desastres naturais, em implantação em todo o Brasil. O sistema já se encontra em operação em alguns estados como Paraná, Santa Catariana e São Paulo e a partir deste mês passará a cobrir os estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás devendo se expandir para todo o território nacional ainda no primeiro semestre deste ano.

O objetivo é alertar os moradores da região monitorada sobre o risco de inundações, alagamentos, temporais, deslizamentos de terra e outras ocorrências, bem como sobre os procedimentos de segurança a serem adotados em caso de desastres naturais.

O serviço é gratuito e será oferecido por meio de uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgãos de Defesa Civil e operadoras de telefonia móvel.  As mensagens serão enviadas pelo Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios.

Para se cadastrar basta responder a mensagem com o número do CEP da região à qual deseja ser alertado. Caso não receba a mensagem, poderá enviar gratuitamente um SMS para o número 40199 tendo no corpo da mensagem o CEP da região desejada. Para cancelar o serviço basta enviar o texto “SAIR”.

O serviço de alerta de desastres naturais começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007. Atualmente, mais de 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas contam com serviços semelhantes.

Com Informações de EBC – Agência Brasil e Anatel.gov.br.